PÁGINA INICIAL

TODOS OS ARTIGOS

MULTIMÍDIA

ANEEL confirma bandeira tarifária verde para o mês de maio

Com condições de geração favoráveis, a bandeira permanece verde desde abril de 2022

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de maio. Com condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País, a sinalização indica que não haverá custo adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores, cenário que se mantém há 25 meses, desde abril de 2022.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

Saiba mais no vídeo que explica o acionamento das bandeiras: https://www.youtube.com/watch?v=w1rS7_tGSvM.

Ficou com alguma dúvida? Acesse: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/tarifas/bandeiras-tarifarias/faq-bandeiras-tarifarias.

__

Fonte: ANEEL

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

SAC CEEE EQUATORIAL:
0800 721 2333

Fale com a Clara:
051 3382 5500
(Atendente Virtual por WhatsApp)

Deficientes Auditivos:
0800 642 2333

Faltou Luz:
SMS 27307

REDES SOCIAIS DA 
CEEE EQUATORIAL

ENTRE EM CONTATO

Se você entrou em contato com a distribuidora e, mesmo assim, entende que sua solicitação precisa de uma atenção, informe o protocolo e fale conosco. Se você ainda não falou com a CEEE Equatorial, tente o contato e anote o protocolo. Após isso, nos diga se foi atendido.

Pular para o conteúdo